11/06/2012

Veronika Decide Morrer




Há muito tempo esse livro estava no meu armário, mas somente esse ano eu fui capaz de pega-lo e lé-lo.
Acredito que isso tenha sido bom, porque provavelmente não teria entendido antes.
Esse livro do ilustre brasileiro Paulo Coelho conta a história da jovem eslovena Veronika, que simplesmente prefere morrer a deixar que sua vida se torne monótona e repetitiva.
E é assim que ela resolve cometer suicídio através de uma overdose de calmantes.
Seus planos falham quando ela acorda em um hospício popular em seu país pelos seus métodos nada ortodoxos.
É lá que ela conhece personagens interessantes como Zedka, Mary e Edward, com quem vai conviver até que a morte vier busca-la, já que o Dr. Vitor a revela que aqueles calmantes acabaram com seu coração, que pararia dentro de no máximo uma semana.
Com sua morte com data marcada ela começa a refletir sobre tudo, sobre sua vida, o futuro que poderia ter, sua família, e enfim sobre sua definição de loucura e de religião.
Nossa querida protagonista acaba se apaixonando por Edward, um esquizofrênico que eu considero totalmente amável.
Com um final totalmente surpreendente, Veronika decide Morrer foi adaptado para um filme, sinceramente não gostei da adaptação, apesar de ser um filme perfeitamente ótimo, que não levou em conta o fator que mais me atraiu na história, a Eslovênia.
Mas pra quem prefere os filmes, o trailer:




Tchauzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário